É notável que, atualmente, qualquer site ou serviço que funcione bem tem a grande maioria dos seus acessos via dispositivos móveis. E uma saída que muitas empresas encontram é criar um aplicativo para tentar atingir mais clientes e aumentar suas vendas. Mas vale refletir que essa nem sempre é a opção mais viável ou com o melhor custo, pois aplicativos nativos precisam ser desenvolvidos especificamente para cada tipo de dispositivo, como por exemplo, dispositivos Android e iOS. Será que todos os clientes que acessam seu site também instalariam seu aplicativo? Afinal de contas, os aplicativos ocupam espaço, consomem memória, etc. Por isso, uma boa opção é utilizar um Progressive Web App.
Progressive Web App (PWA) é uma nova forma de desenvolver software que está sendo aplicada em vários apps que utilizamos no nosso dia a dia. Ao contrário do que estamos acostumados nos aplicativos tradicionais, um Progressive Web App pode ser entendido como uma evolução que combina recursos das páginas da web regulares (ou sites) e dos aplicativos nativos.
Em resumo, PWA pode ser considerado uma aplicação web (seu site) que nos permite ter a experiência de um aplicativo móvel através de alguns recursos especiais. Alguns deles são:
- Notificações (ou Push Notifications)
- Ícone na página inicial do smartphone
- Processos rodando em segundo plano
- Acesso à câmera e microfone
- Acesso à localização do dispositivo
- Velocidade da internet
- Funcionamento offline
- Controle dos sensores de vibração
Dentre outras possibilidades que ainda estão surgindo a cada atualização dos navegadores.
Se você se interessou por essas perspectivas, o site What Web Can Do Today nos mostra diversos recursos que estão disponíveis no browser que você acessar. Para usuários mais técnicos, há a opção de ver a implementação de cada recurso em código.
Vantagens
- Adaptar o aplicativo para cada situação:
Com todas as possibilidades (identificação da velocidade de internet, notificações, funcionamento offline, luminosidade da tela, etc) você pode adaptar as cores, recursos a serem carregados, quantidade de conteúdo ou cor da tela de acordo com a situação atual que o usuário se encontra – seja em uma internet lenta, seja em um ambiente muito escuro, por exemplo.
- Não correr o risco de ser desinstalado:
Grande parte dos aplicativos que não são bem-pensados são instalados, utilizados apenas uma vez e em seguida, desinstalados. O usuário dificilmente deixará um aplicativo que utiliza poucas vezes consumindo recursos do seu smartphone.
- Engajar o cliente progressivamente:
A cada novo acesso você vai resolvendo um novo problema e conseguindo mais permissões para melhorar a experiência do seu usuário. Primeiro, ajudamos a resolver o problema logo de cara, depois começamos a pedir informações mais avançadas para ter acesso à localização do dispositivo, depois para enviarmos uma notificação quando tivermos novidades, e assim por diante.
- E a principal: resolver o problema do cliente
Quando o cliente procura o nosso serviço no Google, não precisamos oferecer a instalação de um novo aplicativo, para depois de instalar, o cliente realizar um cadastro, confirmar o e-mail, e finalizar todo o processo necessário para resolver – muitas vezes – um simples problema. O usuário pode se encontrar em situações adversas e não ter internet suficiente para baixar o seu aplicativo, por exemplo.
Desvantagens
- Suporte iOS
Um problema que tínhamos até poucos dias atrás era o suporte a estes recursos nos dispositivos Apple. Dispositivos com iOS inferior ao 11.3 não terão acesso a vários dos recursos citados acima.
- Interface
Outra coisa que podemos nos deparar em alguns momentos é que a interface pode não ficar tão fluida (em animações complexas) como um app nativo, pois se trata de um aplicativo web e uma animação neste tipo de aplicativo depende de vários fatores. Mas para aplicativos cujo foco principal não é a animação, isso acaba não sendo um grande problema.
PWAs que já estão sendo utilizados por empresas de grande porte
- https://code.nasa.gov/
- https://web.telegram.org/
- https://www.instagram.com/
- https://lite.twitter.com/
- https://m.uber.com/
- https://www.americanas.com.br/
- https://www.makemytrip.com/
PWAs substituem o uso de aplicativos nativos?
A melhor resposta para esta pergunta é depende. O ideal é fazer uma análise para cada caso. Isso pode ser feito por profissionais especializados nesse tipo de aplicativo. Mas, basicamente, podemos ver pela quantidade de recursos e possibilidades que citamos aqui, há uma grande possibilidade de, pelo menos a curto prazo, que PWA seja uma boa solução para o seu problema.